3 de mar. de 2006

Árvores

Hoje eu vinha andando da padaria que fica a 50 metros da minha casa, olhando para o chão, e parei pasmado para ver uma folha de plátano que estava caída sob o pé da árvore, já toda pisoteada e lambuzada pela sujeira da chuva. O que me deixou impressionado é o tamanho da folha. Ela tinha pelo menos o triplo do tamanho de uma folha de plátano normal, ou pelo menos do que é normal pra mim aqui no Brasil. Como nunca fui para o Canadá, nem imagino como seria. Essa árvore me fascina muito. A madeira dela é bonita, é da seiva dela que se faz o "maple syrup", a folha é fantástica e, principalmente, é da madeira dela que é feito o braço da minha Fender...

É uma pena que pouca gente se interesse por plantas. É um assunto bom de se conversar. Nunca converso com ninguém sobre árvores, e por algum motivo eu adoro elas a ponto de parar na rua pra ficar admirando uma paineira, sua imponência, seus espinhos, sua flor com uma pétala diferente das outras. Hoje eu percebi isso quando vi a folha. Eu só notei a árvore, na rua da minha casa, quando vi a folha. Acho que a gente anda muito mais solhando pra baixo do que pra cima. Por isso ninguém dá bola para árvores. A preocupação em nunca perder as coisas que passam embaixo de nossos narizes muitas vezes nos impede de reparar naquelas que estão acima deles.

E das nuvens então? E da lua? E do que está além?!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eae Arthur Norris Jovi!
Paineira não tem espinho, tem aculho. Espinho seria se tivesse ramificações de floema e xilema, como não é assim, são aculhos. Conversado sobre plantas? hehe

Arthur Tofani disse...

Se espeta, é espinho.

Emilia disse...

qualquer hora vc precisa vir aqui em casa conhecer a minha árvore. ;-) de verdade. tá ficando linda....tão feliz!!
gostei do blog, vc escreve bem! um beijo