2 de mar. de 2006

O trabalho especializado traz um certo grau de frustração aos técnicos. Às vezes a gente tem a lâmpada mais lâmpada do mundo, mas é muito difícil compartilhar isso com os outros:

-- Cara, você não sabe que legal que eu descobri! O histograma pdf dos índices de um sinal digital randômico num intervalo definido faz uma curva gaussiana certinha, e o pico dela é o valor médio!
-- Ah...
-- Mas cara, isso é o máximo!!!!
-- Você já ligou praquele cara que eu deixei no bilhete pra vc?

Mas isso não é o pior. O pior é se matar com conceitor e idéias assim, que resolvem muitos problemas que as outras pessoas também desconhecem. A gente quase que salva o mundo, traz paz entre as nações, inventa a cura das maiores doenças, e ninguém percebe. Daí aquela sensação de esquizofrenia, de que você é um louco no meio dos normais.

-- Doutor, o funcionário A e B devem acessar o conteúdo das telas 1 e 3 do sistema, mas o usuário A deve acessar também o conteúdo da tela 2, que deve ser negado ao funcionário B. Já o funcionário C deve acessar todas, e o D apenas a tela número 3.

-- Sim, eu sei disso, e pouco me importa como você vai resolver.

-- Doutor, eu já resolvi o problema! Criei um valor para cada tela, por sequência de números primos!! Aí, a tela 1 vai ter valor 3, a tela 2 valor 5, a tela 3 valor 7, etc. E o usuário recebe um valor de chave, como por exemplo o usuário A, vai ter chave de valor 3x5x7=105. Aí, quando ele tentar entrar na tela de valor 5, a divisão inteira retornará resto zero, e ele entrará. No caso de uma tela com valor 11, 105 dividido por 11 não dá inteiro, então a permissão é negada!!!

-- Hum... tem um bilhete em cima da mesa, pra você ligar para uma pessoa, já te falaram?


E na hora de receber, aquela sensação de que você não fez nada de muito especial.

Eu: "OLHA O CLARINETE!! FICA REPARANDO! ELE VIRA UM OUTRO INSTRUMENTO! Ó... "
~~~LUUULULUUUUUUOUOUOUOUÓÓÓÓÍNHHHEEEEAAAHHH!!!!~~~
Um cara: "Hum..."
Eu: "E agora! vira um trompete, ó!"
~~~Fééépopóóóóperumpóóóóóó~~~
Um cara: "Posso fazer uma ligação?"

Mas eu entendo muito bem essa sensação. Afinal de contas, eu tenho um forno de microondas.
Coitado do cara que inventou isso. Imagina, 10 anos de estudos até o fim do desenvolvimento do projeto e a compra da idéia por algum fabricante de eletrodomésticos. Imagina o coitado, tentando explicar pros familiares, num churrasco, como a grande idéia dele de fazer um forno que não tinha nada além de um caixote com uma lâmpada iria funcionar - e aquecer todos os leitinhos do mundo, de manhã cedo. (ou derreter queijo, no caso do eba!). E o comentário daquele amigo bem bacana: "Legal, cara! Porque você não inventa também um que faz a mesma coisa, só que ao invés de esquentar, ele esfria?"
E todos no recinto aplaudem o amigo. Afinal de contas, coloque uma caixa de cerveja lá dentro, por um minuto, e sairão estupidamente geladas...

Por hoje é só. Eu acabei de ter uma idéia de como resolver o problema do meu Alesis não fazer o Bank Change via SysEx, ele só faz o Program Change. Eu acho que se eu conseguir uma atualização do eprom eu tenho alguma chance. Mas acho que ninguém vai se interessar muito por isso.

Até!

Nenhum comentário: