21 de jun. de 2007

A beautiful day

Hoje foi um dia realmente agradável. Conheço Andy Curtis há pelo menos 8 anos, a gente se falava muito via ICQ. Ele sempre morou aqui em Durham, agora mora um pouco mais longe, mas não muito - aproximadamente meia hora de carro. Nos conhecemos por um software que mesclava sequenciador MIDI com recursos colaborativos. Era um programa pra se fazer gigs virtuais pela internet. Infelizmente, o ResRocket sumiu. Acho que o Cubase comprou ele e depois destruiu, não sei bem. De qualquer forma, a possibilidade de um dia nos encontrarmos era muito remota. Eu não sou muito de fazer amigos virtuais, mas por algum motivo nos falávamos com muita frequência, mesmo depois da extinção do programa. E ontem combinamos de nos encontrar, aqui em Durham. Veio ele e sua esposa, tomamos um espresso e ele me botou no carro pra me mostrar algumas coisas mais. E eu descobri uma coisa muito interessante: Muitos termos em inglês, como "hills", que vc traduziria por "montes", ou "pradarias", sei lá, não fazem sentido pra gente. Porque, neste caso, nós temos alguns montes, eles tem outros tipo de montes. Ele me levou pra passear nos hills. É um monte de montanhinhas baixinhas a perder de vista, e dá pra ficar uma meia hora só olhando e apreciando. E o pessoal daqui tem por natureza um certo apreço pela simples contemplação. É muito comum ver pessoas sentadas, paradas, olhando ou admirando a rua, uma estátua, coisa assim. Como se o tempo fosse outro. Eles inclusive costumam fazer caminhadas pelos hills. Ontem mesmo um velhinho (bem velhinho mesmo) me chamou pra ir caminhar com ele. Um ônibus nos levaria há mais ou menos 13km daqui e voltaríamos a pé. Parece coisa de louco, mas eles adoram fazer isso. Vão cruzando os hills e olhando a natureza.

Bom, voltando. Aí, paramos em uma cidade tombada, que ninguém pode mexer, datada de sei lá quantos anos atrás. E entramos em uma taverna com cara de taverna, com um taverneiro com cara de taverneiro. Me senti o próprio Bilbo Baggins. Ainda tomei algumas cervejas da região. Black Sheep, fantástica. O gosto fica na boca como se fosse um vinho.

Aí rodamos um pouco, tiramos umas fotos, e fomos pra fazenda de um amigo dele. Aí ele mostrou uns instrumentos dele, ele me ensinou a tocar gaita de fole e o caralho. O cara pegou uma harley davidson no lixo e refez ela inteira. Não dá pra explicar o que era aquilo.



No final do dia a Sra. Metacalfe me chamou pra ir ao pub com ela, pq ela ia encontrar uns amigos para jogar Quiz. Eles fazem quiz aqui que nem bingo de quermesse, mas toda quarta feira. Foi bem legal tb.

Aliás, descobri outra coisa: evening. No Brasil isso não existe, essa palavra também não faz sentido. Temos morning, afternoon e night. Evening seria esse período de fim de tarde, aquela penumbrinha de quando o sol está pra se deitar. Aqui esse período vai mais ou menos das 6 da tarde até umas 10 da noite. Se vc olhar o céu as 11:30 da noite ainda vai ver um pouco azul. E eles consideram isso como um período do dia, eles fazem programações para os evenings... E night serve pra dormir, vc já bebeu todas no evening, já viu os amigos e tal. Nossos horários de verão são o mais próximo que temos disso.

Bom, vou ficar na casa dela até sábado. No sábado a noite embarco pra Londres e durmo no ônibus.

Mas as coisas estão indo bem. Preciso ainda terminar meu powerpoint e estudar minhas falas, coisas assim.

Mas foi realmente bom ver o Andy. Realmente, e isso eu sempre soube e o mundo cada dia mais me confirma, amigos são coisas das mais preciosas na vida de uma pessoa. É aquele que não precisa ter hora, lugar, expediente, não precisa nem ter assunto. A presença é suficiente e a ausência também. É a relação humana que transcende todas as necessidades mentais ou físicas. Amizade é uma simples mistura de apreço, respeito, confiança e cumplicidade. E só.






5 comentários:

Eth Tedeschi disse...

It was good to see you, Arthur. Liz and me had a great day with you too.

Amazing that you came so near to us, and by chance!

Fantastic. I spoke about you on my radio show last night as well.

Be well - speak soon. I managed to translate your web page using Google.

Rafael F. Carvalho disse...

Espero que a nossa amizade seja assim Tutu!

Anônimo disse...

Tu fica um escocês escrito! Loirinho, zóinho azul e gaita escocesa...falta a sainha...

Anônimo disse...

Huahauahu! É mesmo! A falta da sainha foi um erro inadmissível.

Anônimo disse...

Já andei olhando uns modelitos por aqui, prá qdo voltar ! Meu....tá gostoso ler esse blog...muito mesmo. Não conseguimos falar pelo MSN, então,caso a gente tenha dificuldades no findi, bota aqui como será o esquema da volta prá SP, prá eu poder me programar.
Beijo de todos nós ! O Pai !