10 de dez. de 2009

Trabalhos I

Outro dia me lembrei do meu primeiro emprego. Era uma locadora de fita de videogame, eu entrava umas 13h, depois que saía da escola. Atendia na loja e quase todo dia tinha entregas de locação pra fazer na casa dos clientes. A entrega custava uns 50 centavos de URV e ia pro bolso do entregador. Lembro que naquela época meu salário era de 70 URVs, então no fim do mês o acréscimo das entregas ajudavam bastante.

Naquela época não era tão comum ter câmeras nos elevadores. Minha diversão era visitar o último andar de todo prédio onde eu fazia entrega - aquele que geralmente dá saída pra caixa d'água ou algum solarium. Deixava a fita, pegava a grana e ao invés de apertar o botão do térreo, apertava o de maior número.

Muitas vezes não dava certo, ou a clarabóia estava trancada ou era a casa do zelador... mas as poucas vezes que eu tinha êxito compensavam. Aos 14 anos pude mapear do alto um pedaço considerável da zona oeste. Pacaembu, Perdizes, Pinheiros, Vila Madalena, todos lugares que eu conheci de cima. O tempo extra que a minha bicicleta me garantia na viagem era aproveitado dali do topo. Ver o mundo de tão alto para mim era diversão suficiente; queria ser aviador, ter um avião.

Naquela época não tinha Google Earth, nem celulares com máquina fotográfica. Não havia como registrar aqueles momentos a não ser na minha fátua memória e quase que acabei me esquecendo. Passando por uma rua, esses dias, é que me lembrei, e agora está aqui para que eu possa acidentalmente me lembrar algumas vezes mais, futuramente.

Remunerado e feliz, voltava para a locadora; no final do expediente botava no Nintendo a fita do Top Gun.

Nenhum comentário: