8 de jan. de 2010

O mistério da baunilha

Eu não entendo a baunilha. Não sei se é um cheiro ou um gosto. Ela é definida pelos substantivos que menos definem algo para mim: essência e aroma. Embora não tenha gosto de fato, tampouco um cheiro facilmente descritível, sua presença em qualquer coisa é marcante.

Para mim, a baunilha é como uma astronave que me conduz a uma centena de pontos diferentes da minha vida. Basta uma mordida em um bolinho ou uma colherdada de alguma sobremesa para que eu me submeta a momentos que nem sabia que se encontravam em minha memória. Me lembro de ser criança e estar na casa do meu avô e, no mesmo segundo, de um café rápido que tomei em uma manhã, antes de ir para a faculdade. Depois essas memórias descem pelo esôfago junto com o alimento e umas imagens traiçoeiras confundem a minha visão.

Se lembrança tem gosto, é de baunilha.

Um comentário:

lulululalala disse...

A minha lembrança tem cheiro de pão de queijo e café aguado. A sua até que tá melhorzinha... heheh