3 de out. de 2009

Convertendo partituras musicais para Braille

Este post vai falar de um aplicativo chamado Delius, capaz de converter partituras digitais para Braille. Ele é uma aplicação web, de forma que não é necessário fazer nenhuma instalação e funciona independente do sistema operacional utilizado. O endereço para acesso é http://www.delius.com.br.

Ele foi desenvolvido inicialmente na intenção de prover material didático musical a alunos cegos, sobretudo do ensino superior, onde os mesmos convivem frequentemente uma tradição didática muito voltada para os sentidos visuais - a lousa pautada, uma partitura em mãos para acompanhar análises de obras, harmonias e contrapontos. Muitas vezes o professor tem necessidade de fornecer material didático adequado a um aluno deficiente visual, mas não têm conhecimento adequado nem das regras da musicografia braille nem do funcionamento de uma máquina Perkins, nem material apropriado para aprender.

Durante o desenvolvimento do módulo de conversão entre esses formatos, percebeu-se que talvez fosse tão importante quanto a própria tradução que o material traduzido pudesse ser reaproveitado. Esse pensamento foi responsável por fazer com que o aplicativo fosse desenvolvido como uma página da internet que atuasse como um repositório dessas informações, algo como uma "biblioteca virtual". Integrado com o lilypond, este repositório permite agora que cada obra possa ser disponibilizada em várias versões simultaneamente: seu original, uma versão em PDF para impressão, uma versão em braille para impressão (em uma impressora Braille) e uma versão em braille para observação visual - muito útil para o ensino da musicografia braille para videntes.

A arquitetura do Delius permite que o usuário compartilhe os arquivos caso deseje. As obras podem ser compartilhadas publicamente ou em grupos fechados, permitindo assim a criação de acervos privados, como os de bibliotecas, com restrição de acesso aos usuários pertencentes a cada grupo. Mesmo assim, cada usuário pode pertencer a mais de um grupo simultaneamente.


O funcionamento do Delius é muito simples. Basicamente, o usuário cadastrado deverá fazer upload do arquivo que deseja transformar e após isso mandar gerar uma versão em Braille. O formato de arquivo que é aceito pelo aplicativo é o MusicXML. Este formato é, hoje em dia, compreendido pela maioria dos softwares de notação musical, como o Finale, Sibelius, Capella e MuseScore, e foi desenvolvido justamente para facilitar o tráfego de informações entre diferentes aplicativos. Isso significa que o usuário pode abrir seu Finale, compor ou editar uma obra, salvar no formato proprietário do seu software e exportar uma versão no formato MusicXML (extensão .xml), que poderá ser entendida por um aplicativo de notação musical de outro fabricante. Ou, como no caso em questão, ser enviada para o Delius, que armazenará uma cópia e permitirá a conversão para Braille. A ferramenta criará, com isso, uma versão em arquivo de texto (.txt) que, ao ser enviado para uma impressora braille, deverá ter como resultado final a partitura esperada.

O uso da ferramenta é gratuito, e seu uso estimulado. Tem sido necessário mais voluntários que possam avaliar se os resultados obtidos atendem ao esperado e quais pontos podem ser melhorados.








2 comentários:

Anônimo disse...

Que bacana! Melhor assim do que brincando de piadista fascista...

Arthur Tofani disse...

Não sei porque vc insiste nessa de piadista. A coisa é séria!